Como você lida com a escoliose no seu cotidiano? Eu sempre busquei formas de melhorar minha qualidade de vida, por isso quero compartilhar com vocês quatro dicas que funcionam bem para mim:
- Atividade física
Sempre pratiquei esportes e fiz exercícios físicos, como Pilates, mas, recentemente, descobri a musculação. Se eu soubesse que faria tão bem para o meu corpo e costas, teria começado antes, porque os resultados são mesmo ótimos. Claro, todos nós, que temos escoliose, devemos conversar com nossos médicos para checar se a musculação é de fato o melhor treino para aquele momento de vida, afinal cada caso é um caso. Entre os exercícios que eu faço para gerenciar a escoliose, estão:
Abdominal
Prancha na bola de duas formas
Prancha no chão
Lat Pulldown - exercício para as costas e escápulas
Low Row with Squat - exercício para as costas
Crucifixo aberto com peso
The hundred
Teaser
- Cuidados posturais
Temos que ficar de olho na nossa postura o tempo todo, pois isso nos ajuda bastante com a escoliose. Não que melhore o desvio, mas nos dá uma sensação melhor no corpo, evita dores na coluna e aumenta nossa autoestima. Algumas dicas nesse sentido, são:
Fazer alongamento com frequência
Sentar-se de forma correta na frente do computador (essa é clássica, mas temos dificuldade). O ideal é encostar totalmente as costas na cadeira e manter os dois pés apoiados no chão, sem cruzar as pernas
Evitar carregar bolsa ou mochila pesada em um único ombro
Tenha consciência da sua postura ao longo do dia e corrija as escápulas sempre que conseguir
Não pratique a Síndrome do pescoço de texto, utilizando o celular e flexionando o pescoço para baixo. Coloque o aparelho na altura dos olhos com os braços colados ao corpo, o mesmo serve para leitura de livros físicos.
- Suporte psicológico
Escrevi sobre a importância da psicoterapia para pacientes de escoliose neste post. Nele também dou mais dicas de como lidar com as emoções da escoliose no dia a dia. Vale dar uma olhdinha lá!
- Tratamento médico
Nâo temos como fugir deste tópico. Procurar um médico é fundamental para acompanhar a escoliose, sem isso corre-se o grande risco da curva progredir e piorar muito, causando diversos problemas evitáveis. Dicas de como achar um bom especialista:
Pergunte por indicações entre amigos e familiares
Pergunte por indicações nos grupos sobre escoliose no Facebook
Ligue para algum hospital referência em tratammeto da escoliose e peça indicação para as atendentes
Busque no Google, sempre pesquisando o histórico profissional do médico, seu currículo e avaliações de outros pacientes na plataforma
Compartilhe aqui com a gente as suas dicas para lidar com a escoliose. E indicação de bons profissionais da área também são sempre muito bem-vindas!!!