Quem aí se considera disciplinado? Você é aquela pessoa que cumpre com tudo que se compromete a fazer mesmo naqueles dias que a vontade não aparece? Você se dedica todos os dias para cumprir seus objetivos? Você define horários para as suas atividades e não abre mão disso por nada? Então considere-se uma pessoa disciplinada. E isso é extremamente importante durante o tratamento da escoliose, pode anotar!
Eu não sei se já nasci assim ou se foi o uso do colete que me ensinou a colocar a disciplina em primeiro plano na minha vida. Fato é que, desde que coloquei o colete e até tirá-lo quatro anos depois, eu cumpri com tudo que os médicos me pediram de forma totalmente resiliente. Eram 23 horas por dia, 7 vezes por semana de uso do colete, com muito foco no resultado final. Era isso que me movia, o resultado. E tive que ter muita, muita disciplina mesmo, porque sem dúvida têm dias que a vontade é de não cumprir com nada daquele programa médico imposto, mas não podemos deixar esse pensamento nos dominar, certo? Precisamos lutar contra isso e pensar que vai dar tudo certo, que é uma fase e que vai passar, mas para isso precisamos fazer o nosso papel.
Minha família, muitas vezes, falava para eu tirar o colete um pouco a mais do que o pequeno tempo de 1 hora que eu tinha sem ele, principalmente no verão, quando eu estava com meus primos na piscina ou na praia. Mas eu não tirava. Eu cumpria à risca a indicação médica e sabia que esse era o caminho certo. No fundo, eu não queria me arrepender depois se o tratamento da escoliose não desse certo com o colete. Eu queria ter a sensação de que fiz a minha parte muito bem feita e depois dormir com a consciência tranquila, independente do resultado.
Foram muitos perrengues que eu passei com o colete, mas nada tirava o meu foco. Com essa mesma disciplina, encaro até hoje a minha vida. Todos os dias eu acordo às 06h da manhã e a primeira coisa que faço é descer para a academia do prédio, onde eu treino meus 40 minutos. É por pura vontade que faço isso? Com certeza não é. Mas o foco no resultado constinua me movendo. Do mesmo jeito que defino uma hora para as minhas atividades físicas, faço o mesmo para escrever aqui para vocês, para filmar e para trabalhar em outros projetos relacionados à escoliose. Ou seja, sento e trabalho naquelas horas que reservo para isso. Também tenho hora para as pausas durante o dia e assim como o trabalho, levo a sério as pausas. No fim, com organização e planejamneto, tudo funciona muito bem. Mas tem que ter o quê? Disciplina! Buscar todos os dias forças para cumprir com suas metas é o grande segredo. Só assim alcançamos o que queremos e não nos frustramos tanto durante o processo.
No fim, deu tudo certo com o meu tratamento da escoliose, assim como a grande maioria dá! Tive que operar mesmo usando o colete? Sim. Mas isso não significa que o colete não me ajudou, pelo contrário. A verdade é que se eu não tivesse focado e levado tudo bem a sério, tudo teria sido pior.
Então, gente, usem o colete, façam fisoterapia específica para escoliose e respeitem todas as indicações da equipe que cuida de você. Com disciplina você vai chegar muito longe e conseguir tudo o que quiser!
Quer conhecer histórias de vida inspiradoras? Confira todos os depoimentos que publicamos aqui no nosso blog.
Isso, disciplina e fundamental meus parabéns eu vi todo seu esforço maravilhoso