Recebo muitas mensagens no Instagram de pessoas recém-operadas ou que estão prestes a operar a coluna torta. Diante disso, fiquei pensando que seria legal fazer um post aqui no blog com dicas de como cuidar da cicatriz da cirurgia de escoliose, uma vez que isso é uma parte importante do processo, né? No fim, todas nós queremos uma cicatriz bonita e saudável! Para conseguir trazer boas dicas aqui, contei com a ajuda de muitos de vocês, que me escreveram contando quais foram as recomendações médicas em relação aos cuidados principais com a cicatriz. Obrigada, pessoal!!!
Vamos às dicas? Ah, importante lembrar que cada caso é um caso e que o mais importante de tudo é seguir o que o seu médico orienta, tá bom!?
Mantenha a área limpa e seca
Algo muito comentado no último Simpósio de Escoliose da AACD, onde estive presente, foi a importância de cuidar muito bem das feridas no pós-operatório para evitar infecção. Inclusive, tivemos uma ótima palestra de uma das enfermeiras do Hospital Ortopédico da AACD, na qual o principal tema foi esse. Uma das dicas é lavar bem a área da cicatriz suavemente com água morna e sabão neutro, ou Protex, evitando esfregar a região. Seque delicadamente com uma toalha limpa, sem esfregar.
Evite exposição ao sol
Proteja a cicatriz do sol direto, especialmente durante os primeiros meses após a cirurgia, usando roupas que cubram a área ou protetor solar recomendado pelo médico. Uma seguidora me escreveu sobre isso: “Se eu vou expor a cicatriz ao sol, uso bastante protetor solar nela e reaplico várias vezes. Está ficando lindinha minha cicatriz”.
Já a Clara Trindade, que também operou a escoliose, comentou comigo: “Tomei sol somente depois de 6 meses e com muito protetor, evitando o sol direto. O laser também ajudou muito. Minha cicatriz é perfeita, aliás. Ah, e no início eu usava bandagem para movimentar menos as escapula e, consequentemente, a cicatriz”.
Hidrate a pele
Alguns médicos recomendam o uso de pomadas, como a Cicatricure ou Óleo de Girassol para hidratar a cicatriz. Sobre isso, recebi a seguinte mensagem: “Estou operada há 4 meses e só agora o médico me recomendou usar uma pomada. Até aqui eu cuidei muito da higiene…não tomei sol e usei bastante Óleo de Girassol para hidratar. Está ficando bem bonitinha. Clareando 😊”
Use micropore na região
Na minha época, em 2000, eu não tive esta recomendação, mas notei que hoje, isso é mais comum. Vejam as dicas que recebi sobre isso:
“Minha filha de 13 anos operou e depois de 15 dias tirou os pontos, que já estavam bem fechados e sequinhos. O médico pediu para depois do banho secar bem a cicatriz e colocar um micropore fininho sobre ela”.
“Me pediram para utilizar micropore e deixar a região limpa”.
“Meu médico me orientou a manter a fita microporosa na cicatriz, higienizar com álcool e trocar o curativo a cada dois dias. Me disse que mantendo a fita, a cicatriz fica mais bonita”.
Evite coceira e irritação
Evite coçar ou esfregar a cicatriz, pois isso pode aumentar a irritação. Vista-se com roupas macias e soltas e isso pode ajudar a evitar o atrito.
Massagem
Quando autorizado pelo médico, a massagem suave na cicatriz pode ajudar a reduzir a rigidez e melhorar a flexibilidade.
Exercícios recomendados
Seu médico pode recomendar exercícios específicos para ajudar na recuperação e prevenir a formação de tecido excessivo.
Evite tensão
No início do processo, evite levantar objetos pesados ou realizar atividades que possam colocar pressão na área da cicatriz.
Siga as instruções do médico para cuidar da cicatriz da cirurgia de escoliose
Siga rigorosamente todas as instruções dadas pelo seu cirurgião em relação aos cuidados com a cicatriz e ao cronograma de acompanhamento e mantenha as consultas médicas regulares para acompanhar direitinho.
Lembrando que cada pessoa pode ter necessidades específicas e as orientações podem variar dependendo do tipo de cirurgia realizada. Portanto, é crucial seguir as recomendações do médico para garantir uma recuperação adequada. Se tiver dúvidas ou preocupações, não deixe de entrar em contato com a equipe médica responsável pelo seu cuidado pós-cirúrgico.
Gostou das dicas? Tem mais alguma? Compartilhe aqui com a gente!