O que eu mais vejo acontecer - e já senti na pele também - é quando alguém descobre que tem escoliose, não saber o que pensar, como agir, qual o próximo passo, enfim, a gente cai em uma zona totalmente escura e sem fundo. Então, se você se pergunta "Tenho a coluna torta, o que fazer?", esse post é para você ou para os responsáveis que cuidam de você. Vem ler algumas dicas que preparei para clarear um pouco o caminho:
Coluna torta, o que fazer? Teste de Adams
Antes de tudo, é preciso entender se de fato você tem escoliose. O primeiro passo para isso é fazer algo bem básico e de graça: o Teste de Adams. Essa é a base para a identificação de algum desvio na coluna e é fundamental para a detecção precoce. Neste teste, a criança ou adolescente curva o tronco para frente com os pés e mãos unidos, sem dobrar os joelhos. Caso apareça algum desnível em uma das laterais da coluna, o que chamamos de giba - significa que há algo ali que precisa de atenção. Neste post eu mostro fotos e explico mais sobre como saber se você tem a coluna torta.
Procure um médico
Identificado o desnível, é hora de procurar um médico, de preferência bem rápido. Minha dica é que você vá direto a um médico especialista em escoliose e não perca tempo com ortopedistas que nem sequer entendem da deformidade. Esse é um ponto importante, porque vejo muitas pessoas peregrinando de médico em médico e isso só gera mais insegurança e angústia. Busque indicação nos grupos de escoliose nas redes sociais, pergunte para amigos, leia reviews no Google. Dica: um lugar que tem médicos especialistas, referências em escoliose, e que atende muitos planos de saúde, além de uma cota pelo SUS, é a AACD.
Faça exames e tire todas as dúvidas
Assim que encontrar o seu médico, converse com ele de forma totalmente aberta para saber quais são os próximos passos, que tipo de exames ele vai pedir, fale de seus medos e pergunte tudo que quiser saber sobre escoliose na consulta. Um bom profissional vai te explicar tudo e entender o seu momento de insegurança.
Entenda as opções de tratamento
Exames feitos, é hora de entender com seu médico as opções de tratamento. Ele vai avaliar se é hora de apenas observar a curva, se inicia exercícios e uso do colete ou se é caso para cirurgia. Tudo vai depender dos exames de imagem e avaliação clínica. Aproveite para tirar mais dúvidas.
Siga todas as recomendações e procure ajuda psicológica
Agora siga todas as recomendações médicas e dos profissionais que vão te ajudar nessa jornada da coluna torta. Caso você tenha que usar o colete ou fazer a cirurgia, inicie acompanhamento psicológico. Leia essa entrevista com a psicóloga Kátia Pacheco, que fiz aqui para o blog. Isso é muito importante!!! Eu não fiz terapia na época e a bomba estourou depois. Então, busque ajuda emocional!
Conte com os amigos
Por fim, porém não menos importante, durante o tratamento da escoliose, conte com o apoio dos amigos. Eles fazem toda diferença para alegrar nossos dias e nos salvar nos piores momentos. No post "A força da amizade" eu falo mais sobre isso.
Espero ter ajudado a clarear esse momento, que não á fácil!
Image designed by Freepik
Comments